segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Brasileiro e o dia sete de setembro

PÁTRIA

                Uma Pátria, assim como uma família, é construída diariamente, tendo por base bons exemplos. Dos atos mais simples às políticas mais complexas, tudo o que pessoas, lideres e instituições fazem ou deixam de fazer se torna, de alguma forma, referência de valores para os que formam uma nação, muito especialmente os mais jovens.
                No campo dos que têm a responsabilidade pública e que, portanto, deveriam ser os primeiros a dar o exemplo, o Brasil vive uma página triste de sua história. Os que nos governam não tem sido boas referências. Pelo contrário: as mentiras e outras práticas condenáveis estão espalhadas por toda parte. E isto talvez tenha um custo ainda maior que os prejuízos práticos causados pelo aparelhamento do Estado, a proposital confusão entre o que é público e o que é privado: a incompetência e a corrupção endêmica.
                Este é um dia sete de setembro que encontra o Brasil e os Brasileiros frustrados com as escolhas  e atônitos com os escândalos diários e céticos em relação ao seu futuro.
                Mesmo assim, há conquistas importantes a se celebrar: a principal é o inconformismo com os desmandos e as ruas transbordando em protestos e cobranças, resultado da formação  de uma nova consciência nacional. Poucas vezes, desde a retomada da democracia, os brasileiros estiveram tão indignados e, ao mesmo tempo, tão dedicados a mudar os rumos do País. O desgoverno instalado e o desalento da hora, por pior que sejam, não foram suficientes para abalar a fé daqueles que, no seu espaço e com sua consciência, todos os dias dão crucial contribuição à coletividade e tornam melhor a vida do próximo.
                Lembro aqui do caso do aposentado mineiro Sebastião, de 61 anos. Após te perdido um filho cadeirante, passou a reformar cadeiras de rodas e muletas abandonadas em ferros velhos, para depois doar a pessoas carentes. Neste ano, ganhou em Belo Horizonte importante reconhecimento e um prêmio de cidadania.
                Histórias como a do serralheiro Sebastião devem ser sempre contidas para que nunca nos esqueçamos quem somos. Por este País continental são milhares os exemplos diários de ética, patriotismo, e cidadania da nossa gente, que acontecem sob o anonimato dos protagonistas e apesar dos governos.
                Somos um País de gente séria,  honesta, trabalhadora e solidária. Em sua enorme maioria, cidadãos que, a despeito dos tempos ruins que estamos vivendo, continuam produzindo, gerando riquezas e dando sua contribuição.
                Sem crescimento e bons exemplos, o Brasil recua para um lugar incerto. Se o andar de cima insiste em desapontar a nação, é preciso reafirmar, neste sete de setembro, nossa cresça nos brasileiros.
                Eles, sim, fazem toda diferença.
                Texto de Aécio Neves. Publicado em 07/09/2015

                O senhor Aécio, Senador, uma pessoa que muito faria para melhorar a vida do nosso País. Prefere ele, ficar apenas com o papel de critico, de Juiz, esquecendo de participar efetivamente da vida publica, propondo projetos que ajudasse a melhorar as políticas públicas, afinal,  ele também estar no poder.
                Afinal,  qual a função de um Senador que se encontra líder de uma bancada, será que é apenas essa de critico, não teria ele a tarefa de sugerir mudanças na estrutura política pública. Como é que os  políticos  só pensam em seu umbigo, e que esquecem da função de um servidor publico, que deveriam pensar em ser um bom patriotas, fazendo a parte que lhe cabe como um político que foi eleito pelo povo para fazer o melhor para todos.
                No texto, ele fala de bons exemplos de Brasileiros que fazem o bem ao próximo sem nenhum ganho financeiro, não poderiam os nossos Senadores, Deputados, e outros que fazem parte do legislativo trabalhar sem ter tão grande remuneração, pois a maioria se diz ricos e que fariam o possível para servir o Brasil da melhor forma possível. Que o legislativo seja feito de pessoas que trabalham sem remuneração.
                Quando ele diz que estamos de parabéns por ter a consciência das coisas que acontecem no País, fico triste, pois, o que mais se evidência são as mazelas dos nossos políticos, que fazem de tudo para que as políticas públicas dêem erradas, poderiam contribuir para o bem de todos, mas por interesse próprio preferem fazer apenas o que é errado, contraditório, tudo com a finalidade de ganhar o Poder.

                ( O objetivo deste texto e refletir sobre os acontecimentos de nosso País  não tendo nenhuma finalidade poitica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário