quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Trajetória de Escrita e Leitura de Emilia Franco Bertoldo

Emilia Franco Bertoldo
Interesso-me pela leitura desde bem cedo. Minha avó sempre me presenteava com livros. Eram livros com muitas ilustrações e histórias bem interessantes. Isso seguiu até minha adolescência. Claro que os livros sempre estavam de acordo com a minha idade. Minha mãe se encarregou de lê-los para mim até eu ser alfabetizada. Além disso, constantemente eu observava meus pais e avós lendo livros, jornais e revistas. Vejo que isso me despertou não só o interesse pela leitura, como também a ler regularmente.
A escola também contribuiu bastante para que eu não perdesse o interesse pela leitura. No Ensino Fundamental, a professora de Língua Portuguesa “pedia” para lermos um livro por bimestre. Já no Ensino Médio, foram vários. A escola desenvolveu um projeto onde todas as disciplinas deveriam trabalhar com livros paradidáticos em sala de aula. Na graduação, dispensa comentários. Quantos e quantos livros fomos “obrigados” a ler!
Hoje percebo o quanto é essencial LER. Consigo escrever com clareza, sem muitas dificuldades e poucos erros.

Enquanto educadora, incentivo bastante a leitura em sala de aula. Sempre temos aqueles alunos que terminam os exercícios bem antes dos demais. Esse é o momento! Levo para a sala de aula os livros paradidáticos de Matemática que estão disponíveis na biblioteca da escola e proponho a eles a leitura. Eles adoram!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário