sábado, 15 de junho de 2013

Plano de aula 2

O Plano de aula abaixo está sendo confeccionado como parte de conclusão de um curso promovido pela escola de formação que deve servi como meio de capacitação dos colegas professores participantes.

Plano de Aula




Objetivo Geral
- Desenvolvimento de um cidadão capaz de compreender e interagir com as diversas faces da sociedade, como a compreensão de notícias, interagir com o cotidiano financeiro e as diversas formas em que se apresenta os números racionais.


Objetivos específicos.
Competências de Observar - GI
 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional
– Identificar fração como representação que pode está associada a diferentes significados.
– Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos.
Competência de Realizar - GII
– Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, - expoentes inteiros e radiciação).
Competência de Compreender G III
– Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).
– Resolver problemas que envolvam porcentagem.


Conteúdo.
- Polígonos;
-Números Racionais (frações e decimais);
- Retas Numéricas;
- Operacionalização com frações e decimais;
-Medidas (distancias, áreas, valores monetários, etc...);
- Regra de três simples;
- Porcentagem:


Estratégias;
- Passar vídeos educacionais como introdução dos racionais no nosso cotidiano.
-Figuras geométricas, como retângulos divididos em muitas partes para a compreensão da fração.
- A reta numérica e a localização de pontos indicando partes do inteiro para a compreensão de decimais e frações.
- Problemas envolvendo frações e decimais para o reconhecimento por parte do aluno da existência comum da utilização dos racionais
- Utilizar medidas como o dinheiro, os submúltiplos do metro, escalas de mapas, para demonstrar a necessidade de utilizar o decimos, centésimos e milésimos.
- Elaborar listas de exercícios para o aprendizado da operacionalização com frações e decimais.
- Contextualizar através de problemas do cotidiano do aluno para que o mesmo compreenda a necessidade da utilização do número racional.
- Desenvolver técnicas da utilização da regra de três para o cálculo de porcentagem.


 Avaliação
Provas Individuais
Trabalhos individuais e em grupo
Observação da participação do aluno durante todo o processo.


Observação: Esse plano de aula está sendo confeccionado, logo não está fechado e será sempre alterado.

Professor: Francisco

Obs: em fase de edição

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