Temas Transversais em Educação
A transversalidade em educação apresenta concepções
bem diferentes. Uma primeira ideia apresenta as disciplinas como eixo vertebrador do currículo, relegando os temas
transversais. Nessa concepção as atividades não são planejadas, mas sim
pontuais. Não existe uma sistematização ou planejamento para que estes temas
sejam trabalhados, dessa forma professores abordam determinados assuntos quando "ganchos" lhes são oferecidos. A interdisciplinaridade não existe, pois cada um
trata a sua disciplina como a mais importante.
Numa segunda concepção, o eixo vertebrador são os temas transversais, e as disciplinas passam a ser instrumentos para que
essas temáticas sejam abordadas e trabalhadas no cotidiano escolar. Porém, só
essa mudança não é suficiente para que o trabalho gere os frutos necessários. É
necessário que o conceito de interdisciplinaridade seja colocado em prática,
que haja diálogo entre os diferentes instrumentos, no caso as disciplinas.
Numa terceira ideia a escola desempenha um papel
ainda mais relevante, pois os temas a serem trabalhados não são só aqueles
listados nos parâmetros curriculares. Nesta abordagem os interesses da
comunidade onde a escola está inserida devem ser trabalhados. As temáticas a
serem desenvolvidas devem ter relação com a realidade local, possibilitando a interação entre a escola e a comunidade, buscando o auxílio
da população para a resolução de problemas que os afetam diretamente. Para tal,
ainda mais do que nunca o conceito de disciplinaridade deve estar presente,
pois diferentes áreas do conhecimento trabalhando juntas, interagindo e dialogando, aliados aos membros dessa comunidade, podem alcançar resultados
extremamente positivos.
Postado por Eliseu dos Santos
Postado por Eliseu dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário