quarta-feira, 5 de junho de 2013

Temas Transversais em Educação

A transversalidade em educação apresenta concepções bem diferentes. Uma primeira ideia apresenta as disciplinas como eixo vertebrador do currículo, relegando os temas transversais. Nessa concepção as atividades não são planejadas, mas sim pontuais. Não existe uma sistematização ou planejamento para que estes temas sejam trabalhados, dessa forma professores abordam determinados assuntos quando "ganchos" lhes são oferecidos. A interdisciplinaridade não existe, pois cada um trata a sua disciplina como a mais importante.
Numa segunda concepção, o eixo vertebrador são os temas transversais, e as disciplinas passam a ser instrumentos para que essas temáticas sejam abordadas e trabalhadas no cotidiano escolar. Porém, só essa mudança não é suficiente para que o trabalho gere os frutos necessários. É necessário que o conceito de interdisciplinaridade seja colocado em prática, que haja diálogo entre os diferentes instrumentos, no caso as disciplinas.
Numa terceira ideia a escola desempenha um papel ainda mais relevante, pois os temas a serem trabalhados não são só aqueles listados nos parâmetros curriculares. Nesta abordagem os interesses da comunidade onde a escola está inserida devem ser trabalhados. As temáticas a serem desenvolvidas devem ter relação com a realidade local, possibilitando a interação entre a escola e a comunidade, buscando o auxílio da população para a resolução de problemas que os afetam diretamente. Para tal, ainda mais do que nunca o conceito de disciplinaridade deve estar presente, pois diferentes áreas do conhecimento trabalhando juntas, interagindo e dialogando, aliados aos membros dessa comunidade, podem alcançar resultados extremamente positivos.     

Postado por Eliseu dos Santos 

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