sábado, 15 de junho de 2013

Plano de aula

O Plano de aula abaixo está sendo confeccionado como parte de conclusão de um curso promovido pela escola de formação que deve servi como meio de capacitação dos colegas professores participantes.


PLANO DE AULA – Números Racionais



OBJETIVOS GERAIS
Demonstrar aos alunos os conceitos de Números Racionais através de recursos variados, possibilitando ao aluno, a partir conteúdos trabalhados em sala de aula, reconhecer, identificar, efetuar cálculos e, principalmente, verificar as diferentes situações do dia a dia onde os números racionais aparecem.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender os sistema de numeração decimal e suas aplicações.
  • Identificar as diferentes formas de apresentação dos números racionais, como na reta numérica, por exemplo.
  • Compreender a ideia de número racional em sua relação com as frações e as razões.
  • Efetuar cálculos envolvendo os números racionais nas diferentes operações matemáticas.


JUSTIFICATIVA
É de fundamental importância que o compreenda os conceitos de números racionais e consiga aplicar o conhecimento construído em sala de aula em situações do seu dia a dia
Efetuar cálculos, resolver situações problemas e usar de forma correta as diferentes linguagens e simbologias matemáticas, sabendo identificá-las em diferentes contextos, contribuirão para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e, no futuro, profissional do aluno.

METODOLOGIA
·         Narrativa;
·         Aula expositiva;
·         Apresentação de situações problemas;
·         Exercícios de fixação;
·         Avaliação escrita.


RECURSOS
  • Giz e lousa;
  • Data show;
  • Revistas, jornais, livro didático, livros paradidáticos, etc.
  • Laptop;
  • Vídeo-aulas.


FORMAS DE AVALIAÇÃO
  • Atividades práticas em grupo;
  • Avaliação individual;
  • Observação de envolvimento individual durante as aulas;
  • Frequência e participação individual das atividades em grupo.
  • Trabalho de pesquisa.
MAPA DO PERCURSO 

Mapa esta sendo discutido com os colegas do grupo, foi confeccionado pelo prof. Eliseu


 OBS: em fase de edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário